#compartilhe

Ex-assessora de Sérgio Moro: “A imprensa comprava tudo”

Publicada em 30/10/2018, 11:59

Full pt9

Christianne Machiavelli costuma chamar cada repórter pelo nome, e não são poucos os que ela conheceu durante os seis anos em que trabalhou encastelada no vigiado e protegido prédio daJustiça Federal de Curitiba, de onde saem os despachos de busca, apreensão e prisão assinados pelo juiz Sérgio Moro.

Chris, como é conhecida, trabalhava sozinha no departamento de comunicação da Lava Jato até agosto, quando pediu demissão para abrir uma assessoria de imprensa voltada a clientes da área jurídica. Ela diz que identificou um filão de mercado no setor, e garante que não é beneficiada por ter trabalhado com Moro. “Ele é amado por uns e odiado por outros. Eu tenho que lidar com o ônus e o bônus disso.”

Ela não tinha ideia do volume de trabalho que teria pela frente quando passou no processo seletivo em 2012. Acostumada com a rotina tranquila de seu trabalho anterior, na comunicação da Igreja Metodista de Curitiba, ela passou a responder a dezenas de jornalistas todos os dias, das primeiras horas da manhã até a madrugada. Teve crises de estresse, começou a tomar remédios controlados, engordou 30 quilos.

O trabalho de Chris era a ponta de uma estratégia costurada acima dela. A imprensa foi responsável pelo sucesso da Lava Jato. E isso não foi por acaso: Moro se inspirou na operação Mãos Limpas – que prendeu centenas de pessoas e mudou o cenário político da Itália – ao definir que, sem a imprensa, a operação morreria nos primeiros meses, como tantas outras antes dela.

“Os responsáveis pela operação Mani Pulite [mãos limpas, em italiano] fizeram largo uso da imprensa. Com efeito: para o desgosto dos líderes do PSI [um dos partidos investigados, que acabou extinto], que, por certo, nunca pararam de manipular a imprensa, a investigação da ‘mani pulite’ vazava como uma peneira”, escreveu Moro em um artigo de 2004, dez anos antes de dar início a operação que o tornou conhecido nacionalmente. Ele fez um copia/cola das estratégias do procurador italiano Antonio Di Pietro.

“Tão logo alguém era preso, detalhes de sua confissão eram veiculados no L’Expresso, no La Republica e em outros jornais e revistas simpatizantes. Apesar de não existir nenhuma sugestão de que algum dos procuradores mais envolvidos com a investigação teria deliberadamente alimentado a imprensa com informações, os vazamentos serviram a um propósito útil. O constante fluxo de revelações manteve o interesse do público elevado e os líderes partidários na defensiva”, continuou o juiz, já dando pistas de como achava que uma operação desse tipo deveria ser tratada.

Desde o início, os órgãos da Lava Jato (Ministério Público Federal, Polícia Federal e Justiça Federal) mantiveram vivo o interesse da imprensa, alimentando os veículos sobre qualquer movimento da operação. O Brasil assistiu extasiado ao desenrolar de cada nova fase como se fosse uma novela. “E hoje, quem será preso? Quem será delatado?”.

Foi para entender os bastidores desse processo que conversei com Christianne Machiavelli, por telefone, no começo de setembro. Ela tinha esvaziado suas gavetas na Justiça Federal poucos dias antes, em 30 de agosto. Levou consigo banais livros, canecas, documentos e outros objetos pessoais. Em especial, três dicionários que ganhou de presente do pai, que carrega consigo em todos os empregos, seus amuletos.
Por quatro anos, ela foi o único preposto entre os jornalistas e Moro – a quem ela chama de SFM, sigla para Sérgio Fernando Moro. Se tornou amiga pessoal de alguns repórteres. Os mais próximos ainda a convidam para os churrascos de confraternização de fim de ano onde todos os setoristas da cobertura se encontram – vários veículos de imprensa mantêm equipes permanentes em Curitiba só para atender à Lava Jato.

O trabalho, diz ela, a fez repensar a forma como as pessoas investigadas pela Lava Jato foram tratadas pela operação e, em especial, pela imprensa. Para ela, houve exageros. “Era tanto escândalo, um atrás do outro, que as pessoas não pensavam direito. As coisas eram simplesmente publicadas”.

Leia a seguir os principais trechos da conversa, editada para ficar mais clara, e alguns parágrafos de contexto.

Você atuou no centro nervoso da Lava Jato desde o início, em 2014. Como vê a evolução da operação nestes anos?

A gente não tinha noção do que ia ser. No começo, a operação era contra doleiros que operavam no câmbio negro, e então apareceu o [ex-diretor da Petrobras] Paulo Roberto Costa, por causa de um presente que recebeu. Só fui entender o que era a Lava Jato na 7ª fase, em novembro de 2014, depois da delação do Júlio [Camargo] e do Augusto [Ribeiro, executivos da Toyo Setal]. Nesse momento é que apareceu a grande história: que existia um clube das empreiteiras, com as regras do jogo. Foi a partir daí que a imprensa comprou a Lava Jato.

A Lava Jato manteve o interesse da mídia por anos. Era uma estratégia pensada?

Não acho que houve estratégia, pelo menos por parte da Justiça Federal. Mas a responsabilidade da imprensa é tão importante quanto a da Polícia Federal, do Ministério Público e da Justiça. Talvez tenha faltado crítica da imprensa. Era tudo divulgado do jeito como era citado pelos órgãos da operação. A imprensa comprava tudo. Não digo que o trabalho não foi correto, ela se serviu do que tinha de informação. Mas as críticas à operação só vieram de modo contundente nos últimos dois anos. Antes praticamente não existia. Algumas vezes, integrantes da PF e do MPF se sentiam até melindrados porque foram criticados pela imprensa.

Pode citar exemplos?

O Maurício Moscardi Grillo [delegado da Lava Jato em Curitiba] quando deu entrevista para a Veja dizendo que perderam o timing para prender o Lula foi muito criticado, e a polícia ficou melindrada. Mesma coisa quando o Carlos Fernando Santos Lima falou que o MPF lançou “um grande 171″ para conseguir delações. O powerpoint do Deltan Dallagnol sobre o Lula. Eles ficaram muito chateados quando a imprensa não concordou com eles. Todo mundo fica magoado, mas não se dá conta daquilo que fala. Não posso dizer que ele [Sérgio Moro] não ficasse melindrado, mas uma única vez respondemos a um veículo. Foi um caso doRodrigo Tacla Duran, num domingo de manhã. Ele me chamou para a gente responder à notícia que dizia que Carlos Zucolotto, amigo, padrinho de casamento e ex-sócio da esposa de Moro, fazia negociações paralelas sobre acordos com a força-tarefa da Lava Jato . Nesse caso ele se sentiu ofendido, mais pelo processo do que pessoalmente.

A primeira fase da Lava Jato foi no dia 17 de março. Na época, ainda não havia nada sobre Lula, Aécio, Renan, Jucá, Odebrecht, Camargo Corrêa ou qualquer outro político e empresa que seriam notícia nos anos seguintes.

A imprensa noticiou, sem destaque, que a Polícia Federal havia deflagrado uma operação contra lavagem de dinheiro, cujo montante chegava a R$ 10 bilhões. O doleiro paranaense Alberto Youssef foi preso.

Youssef foi um dos principais doleiros do Banestado, considerado o maior caso de corrupção na década de 90, e o primeiro a fechar uma delação premiada no país. O escândalo reuniu os principais nomes da Lava Jato: Sérgio Moro e o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima.

Os casos citados podem ter incomodado a cúpula dos agentes da Lava Jato, mas tiveram pouca repercussão na imprensa em geral. O papel de crítica ficou a restrito a blogs e veículos mais identificados à esquerda – muitas vezes distorcendo fatos e apelando para fake news.

Para você, por que a imprensa comprou a Lava Jato sem questionar?

Era tanto escândalo, um atrás do outro, que as pessoas não pensavam direito, as coisas eram simplesmente publicadas. O caso da cunhada do [ex-tesoureiro doPT, João] Vaccari foi bem significativo. Os jornalistas foram na onda do MPF e da PF. Todo mundo divulgou a prisão, mas ela foi confundida com outra pessoa. Foi um erro da polícia. Quando perceberam o erro, Inês já era morta. O estrago já tinha sido feito. Acho que a gente vem de uma fase que remonta à ditadura, em que a imprensa foi violentamente cerceada. Na Lava Jato a imprensa tinha muita informação nas mãos, dos processos, e entendeu que era o momento de se impor.

Qual a responsabilidade da imprensa?

Vou dar um exemplo. O áudio do Lula e da Dilma é delicado, polêmico, mas e o editor do jornal, telejornal, também não teve responsabilidade quando divulgou? Saíram áudios que não tinham nada a ver com o processo, conversas de casal, entre pais e filhos, e que estavam na interceptação. A gente erra a mão em nome de um suposto bem maior.

Cada dia de operação da Lava Jato seguia os mesmos rituais.

O celular dos jornalistas começava a apitar antes das 7h da manhã com um texto da PF. Por volta das 10h, os policiais faziam uma coletiva de imprensa junto com membros do MPF. Em seguida, o MPF divulgava o seu release, já com os dados da denúncia. Por fim, a Justiça Federal informava o número da ação judicial, junto com a chave para o acesso.

Com essa ferramenta, os jornalistas tinham acesso a tudo relacionado à operação: das investigações iniciais até os pedidos de prisão. Nos próximos dias, podiam acompanhar o andamento em tempo real.

Quem estava acostumado a cobrir operações deste tipo, como eu, sentiu que havia algo de diferente na Lava Jato.

Geralmente, operações de combate à corrupção — principalmente as que envolvem poderosos — costumam ser difíceis de acompanhar. É preciso ter boas fontes, gastar sola de sapato e batalhar para conseguir qualquer informação.

Na Lava Jato, tudo ficou muito fácil. Havia uma profusão de documentos disponíveis. Os agentes responsáveis eram acessíveis. Todo dia havia algo novo.

Em um país marcado pela falta de transparência, os gestos eram tidos como exemplares – e não estou dizendo que não sejam.

Mas o fato é que as facilidades fizeram com que a imprensa “comprasse” a Lava Jato quase que imediatamente. Denúncias do Ministério Público eram publicadas em reportagens quase na íntegra, assim como os inquéritos da PF e as decisões de Moro.

Foram poucos os jornalistas que se valeram daquele mundaréu de elementos para fazer o papel que cabe à imprensa: o de usar os dados para construir investigações mais aprofundadas.

Você já disse que a Lava Jato mudou a visão sobre o direito. Antes era legalista, que olha apenas o cumprimento da lei. Agora é garantista, em que a lei deve ser cumprida preservando direitos. Por quê?

Como jornalista, minha base era na cobertura policial. Os repórteres que acompanham a polícia querem a imagem do preso, a história dele. Quanto mais sensacionalista, mais cliques, mais as pessoas vão ler. Mas, depois da Lava Jato, eu entendi o quanto a privacidade e intimidade do criminoso são necessárias. Lembro quando o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral apareceu com algemas nos pés e nas mãos e a imprensa abusou da imagem. Eu passei a olhar pro réu de uma maneira mais humanitária. Também acho que a lei de execução penal tem que ser aplicada, deve ser a base para garantir o direito dele de ser humano. Eu acho que bandido bom é o bandido que pode ser recuperado, apesar de tudo. A lei deve ser aplicada sempre. A questão aí é o peso da mão, da caneta, da maneira que o réu é tratado, o preso é tratado.

Isso envolve o hábito de levar os presos da operação para Curitiba e o circo midiático que se forma em torno disso?

Durante o período ostensivo das fases da Lava Jato, todos ficaram presos em Curitiba, com raras exceções, como Sérgio Cabral. Se criou essa cultura de trazer todos os presos pra cá, porque o juiz entende que o caso se desenrolou em Curitiba. Mas, no momento de uma execução penal, é a lei que vale, e ela diz que o preso tem direito a cumprir pena perto de seu domicílio, para a família poder visitá-lo. O José Dirceu, por exemplo, por um bom tempo não recebeu visita da família. Ele estava com os bens bloqueados e família não tinha condições. Os empreiteiros, por outro lado, as famílias vinham sempre.

Em geral, os presos ficam detidos no local onde moram. A Lava Jato é um dos poucos casos em que o juiz demanda que eles sejam deslocados para o local de onde saem as decisões. Estar em Curitiba facilita a negociação de delação premiada e a ida a audiências presenciais. Mas, ainda assim, não seria necessário manter o preso na cidade o tempo todo.

Essa exigência de Moro criou uma espécie de “rota das imagens”. Os cinegrafistas e fotógrafos começam a registrar a prisão na cidade de origem, mostram o embarque no avião, a chegada em Curitiba, o exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal e, finalmente, as visitas dos parentes.

Essa marcação faz com que qualquer pessoa saiba, por exemplo, que Eduardo Cunha jantou arroz, feijão e frango em sua primeira noite na prisão. Em que situação isso seria relevante?

Você questionava Moro sobre decisões controversas, como a de levar os presos para Curitiba?
O trabalho da assessoria não era de questioná-lo sobre suas decisões, mas dar publicidade aos seus atos.

Você acha que a Lava Jato influenciou as eleições deste ano? Por exemplo, o Moro ter levantado o sigilo da delação do Palocci na semana passada.
Só posso dizer que essa eleição é a mais atípica que vivi desde que tirei meu título. Quanto a colaboração do Palocci, entendo que quase a totalidade do termo divulgado já era se conhecimento público. Ele apenas deu nome aos bois, fato que também já teria sido mencionado pelo Paulo Roberto Costa e, se não me engano, por Youssef também. Portanto, não sei se influenciou. O que influenciou no resultado dessas eleições foram as notícias falsas, o ódio, o medo.

Além do Palocci, Moro adiou depoimento do Lula por causa do período eleitoral e o MPF pediu mais uma condenação a ele, dias antes da eleição. Acha que tem algo a ver?
Sim. Pelo que me lembre, o adiamento do depoimento do Lula ocorreu há alguns meses e o magistrado justificou em despacho. Sobre o pedido do MPF, não vejo relação também, pois estava no prazo das alegações finais. Destaco que o prazo para as alegações finais foi determinado há pouco tempo, pois ficou parado por meses a fio devido a quantidade de perícias peticionadas pela defesa de Lula e o MPF ao juízo. Caso nada disso tivesse acontecido, o processo já poderia ter sido sentenciado e, inclusive, com autos conclusos para um possível julgamento de apelação no 2° grau. Ou seja, a juntada das alegações finais por parte do MPF é apenas coincidência decorrente de uma tramitação processual lenta.

Mesmo estando dentro dos prazos, é inegável que esses fatos podem favorecer ou prejudicar candidatos. Não seria possível esperar passar o pleito para fazê-los? Isso não pode colocar em risco a legitimidade da Lava jato?

A celeridade processual é uma premissa do Judiciário e inclusive exigência do CNJ. Não é possível que o Judiciário pare em detrimento de um processo eleitoral. A celeridade processual é em prol do réu e não do magistrado. Pense: se o MPF tivesse se manifestado em favor do réu, então a celeridade processual seria boa? Mas como a manifestação é condenatória, a celeridade é ruim? Não há dois pesos e duas medidas. Há prazo que precisa ser cumprido.

O juiz e os procuradores sempre dizem que agem de modo isento. Mas é difícil negar que a Lava Jato foi, no mínimo, associada a um forte antipetismo.

Dias antes das eleições, Moro levantou o sigilo sobre a delação do ex-ministro de Lula, Antonio Palocci, e o MPF pediu a condenação do petista no caso do sítio de Atibaia. Na semana desses acontecimentos, o presidenciávelJair Bolsonaro cresceu nas pesquisas de opinião frente ao candidato do PT, Fernando Haddad. Bolsonaro passou de 28% de intenções de voto em 28 de setembro para 39% em 4 de outubro, de acordo com o Datafolha.

O mesmo Moro havia decidido, semanas antes, adiar um depoimento de Lula alegando que poderia influenciar o período eleitoral.

Há até pouco tempo, Moro era avesso à imprensa. Aos poucos, foi se soltando. Em entrevista ao Roda Viva em março, ele até defendeu o auxílio-moradia – que recebe, mesmo tendo apartamento de meio milhão de reais em Curitiba. O juiz tampouco se sente constrangido ao aparecer em fotos ao lado de Aécio Neves e João Doria, ambos do PSDB.

Moro tampouco negou que Alvaro Dias, que concorreu pela presidência pelo Podemos, usasse o seu nome durante a campanha. Paranaense e ex-tucano, Dias usou quase todo o tempo que teve em debates para enaltecer a Lava Jato. Ainda assim, foi massacrado nas urnas.

Até o “japonês da Federal”, Newton Ishii, que ficou famoso por escoltar os presos da operação, se filiou ao Patriota, um partido abertamente antipetista, quando se aposentou da PF. Ele é o presidente da legenda no Paraná, que em nível nacional lançou Cabo Daciolo à presidência.)

Qual o seu maior acerto e o maior erro nesse período?
Meu maior acerto foi sistematizar e compilar todas as informações da Lava Jato em uma planilha, que servia para a imprensa acompanhar. E cumprir os deadlines dos jornalistas. Para mim foi sofrido. Eu engordei 30 quilos. Tomava remédio controlado para depressão e ansiedade. Cheguei a picotar um chip de celular porque as pessoas me ligavam até meia noite todos os dias. Eu trabalhava fim de semana, feriado… Agora chego em casa e vou fazer comida, ver série.

E agora, o que vai fazer?
Vou abrir uma empresa de gestão de crise, estou vendo nome, contador. Lidar com crise foi algo que aprendi na prática.

Por Amanda Audi, do Intercept Brasil

 

Fonte: pt.org.br


Veja mais

Thumb pt

Reunião

PT lança pré-candidatura de Lula à Presidência da República


Thumb pt4

Reconhecimento

Nota do PT: Agradecimento ao apoio da Prefeitura de Barcelona


Thumb lula3

Manifesto

Gleisi repudia juiz que proibiu acampamento do MST em POA


Thumb 2

Medidas

Nota da defesa de Lula sobre julgamento pelo STF


Thumb lula

Nota

MPF: Pedido de bloqueio de bens do ex-presidente Lula deve ser indeferido


Thumb pt rua

Com apoio das ruas, PT vai trabalhar para barrar golpe no Senado


Thumb reforma

Aposentadoria

Reforma da Previdência mantém privilégios de poucos


Thumb ptt4

Protestos

Golpe entra na pauta do Dia Internacional de Luta das Mulheres


Thumb regina sousa

Por Kenard Kruel Fagundes

De quebradeira de coco à primeira senadora do Estado


Thumb fbp

Frente Brasil Popular realiza atividades contra o golpe


Thumb marca37thumb 780x440

PT: 37 anos de lutas e conquistas


Thumb lula2

Segundo o ex-presidente, partido precisa enfrentar as tentativas de ligar PT à corrupção

Luta contra criminalização do PT não acabou, diz Lula


Thumb pt1

Emoção!

Carta de Lula ao Povo Brasileiro


Thumb advogado

Caso triplex

Laudo pericial confirma que recibos de aluguéis são autênticos


Thumb 22

Maratona

Caravana Lula Livre conclui mais 10 municípios neste final de semana


Thumb pt1

Preferência

Há 3 anos consecutivos, PT é o partido com maior apoio popular


Thumb geisa5

Frente Brasil Popular

CUT organiza trabalho de base para Congresso do Povo


Thumb cut

A CUT repudia com veemência as últimas ações da Operação Lava Jato

Nota da CUT: Em defesa de Lula, da democracia e contra o golpe


Thumb caravana4  1

Maratona

Caravana Lula Livre chega à marca de 100 municípios percorridos


Thumb 32 anos   estrela   vermelha1

Nota do Partido dos Trabalhadores sobre a Operação Custo Brasil


Thumb marchabsb2

Regina participa da Marcha contra o Golpe em Brasília


Thumb pt3

Maratona

População apoia Caravana Lula Livre e pede liberdade ao ex-presidente


Thumb pt2

Recado

Carta do Lula à militância do PT


Thumb 22

Resistência

72 municípios piauienses já receberam a passagem da Caravana Lula Livre


Thumb perseu

Fundação Perseu Abramo e PT criam curso para candidatos a vereador


Thumb pt3

Esperança

“Votar 13 é votar no Brasil que deu certo”, afirma Haddad


Thumb mujica aniversario pt

Partido fez ato público em comemoração aos 35 anos da legenda nesta sexta, em Belo Horizonte

PT reúne militância em noite de emoção e reflexão


Thumb geisa4

Apoio

Caetano e Sônia Braga assinam manifesto em defesa de Lula


Thumb 074s

Regina Sousa faz recomendações aos prefeitos e prefeitas do PT


Thumb 19

6ª jornada

População apoia a Caravana Lula Livre que concluiu 12 cidades


Thumb geisa5

Informativo

Deolindo propõe que estabelecimentos fixem Lei da meia-entrada


Thumb dep. jo%c3%a3o de deus

Economia

Deputado João de Deus diz que Piauí está melhor que outros estados


Thumb dilma ajuda

Em dois dias, ‘Todos por Dilma’ bate meta e arrecada 500 mil reais


Thumb img 20160714 wa0012

Presidenta Dilma participa de ato em Teresina nessa sexta


Thumb moro

Juiz Sérgio Moro, o “equivocado”


Thumb lan%c3%a7amento9

Ato

Pré-candidatura de Lula é lançada no Piauí e multidão prestigia o ato


Thumb advogados

Advogado

Zanin: Lula foi condenado sem crime, em ação cheia de nulidades


Thumb caldeirao grande2

Votação

Reforma da Previdência vai a votação até dia 19


Thumb lima

Deputado Limma, participa de comemoração de 35 anos do PT em São João do Arraial


Thumb lula3

Manifestação

Militantes de Paris divulgam carta em apoio a Lula


Thumb lula2

Liderança

Lula cresce na classe média após decepção com golpe


Thumb pt9

Empoderamento

Secretaria de Mulheres do PT Piauí promove Encontro dias 27 e 28 de abril


Thumb porto

Expectativa

Porto Alegre se prepara para receber 300 caravanas no dia 23


Thumb gleici

Declaração

Gleisi: “Temos de nos preparar para lutar. É na rua que vamos ganhar!”


Thumb lula

Mobilização

Confira a programação oficial dos atos de Porto Alegre!


Thumb mulher pt3

Direitos

Debora Pereira: 80 anos de conquista do voto feminino no país


Thumb geisa4

Projeto

“Caravana será o reencontro de Lula com a história”, Macedo


Thumb geisa7

Esclarecimentos

Câmara aprova requerimento do vereador Dudu para audiência sobre intervenções na Frei Serafim


Thumb 3

Sucesso!

Caravana Lula Livre completa um mês e 60 municípios percorridos


Thumb notapesar

NOTA PESAR

Morre o petista Joaquim Brás, do município de Francisco Santos (PI)


Thumb nota senadores

Nota da bancada do PT no Senado sobre o atentado à democracia


Thumb gemi1

Maratona

Caravana pró-Lula conclui visita a 111 municípios piauienses


Thumb whatsapp image 2018 04 28 at 23.20.50

Resistência

Caravana Lula Livre já percorreu 33 cidades piauienses


Thumb geisa2

Debate

Julgamento de Lula é tema de debate da FPA


Thumb lula2

Fala

“Esse julgamento não é contra mim e sim contra o nosso governo”, diz Lula


Thumb ptt1

Direitos

“Justiça tem pouca sensibilidade à pobreza”, afirma Regina Sousa


Thumb 054a

Senadora Regina irá a 12 municípios da microrregião de Picos


Thumb moro2

Advogado Zanin

Declaração de Moro fortalece argumento a favor de Lula


Thumb antonio almeida

Municípios

Regina Sousa retoma debates sobre Reforma da Previdência no interior do PI


Thumb gleise

Em manifesto, esquerda cria diretrizes para barrar retrocessos


Thumb lula3

Declaração

“Eu aceito”, diz Lula sobre aclamação para pré-candidatura


Thumb geisa1

Manifestação

CUT orienta militância para greve contra reforma da Previdência


Thumb lulu2

Visita

Lula não está preocupado com ele, mas com o futuro do Brasil


Thumb dr   francisco

Mobilização

Francisco Costa mobiliza  políticos em prol da pré-candidatura de Lula


Thumb lideres latinos

Apoio

Quatro ex-presidentes latinos se somam a 157 mil em manifesto


Thumb 11025886 10203836174372919 7361478867163263553 o

Encontro Estadual de petistas debate novas diretrizes do partido em 2015


Thumb 32 anos   estrela   vermelha

PT esclarece que não tem recursos bloqueados pela Justiça


Thumb bancada pt com lula

Nota da bancada do PT no Senado acerca da decisão da PGR


Thumb geisa10

Injustiça

Caso de Lula tem rigor maior do que outras 154 ações do TRF-4


Thumb cardozolepg

Integra da carta de defesa de Dilma lida por Cardozo na comissão do impeachment


Thumb lul

Declaração

Lula: “Vou pacificar o país e as pessoas vão viver em harmonia”


Thumb estrela pt

69 municípios piauienses têm candidatos do PT à prefeitura


Thumb 12439368 952023344912540 8357445273937042919 n

Regina Sousa faz recomendações aos pré-candidatos


Thumb lulu

Pesquisa

Vox Populi: Lula ficou mais forte depois da prisão ilegal


Thumb 0e10dd8b c421 4dda 9aed 7acf12cfaeab

Empreendedorismo, Trabalho, Emprego e Renda foram os temas da Caravana Lula Pelo Brasil, no município de Picos.

Em Picos, Caravana Lula destaca empreendedorismo e emprego


Thumb 878fe5a0 80e3 4936 bb4e b442029c5359

Encontro Estadual

PT Piauí lança calendário em defesa de Lula e programa grande mobilização dia 22 em Teresina


Thumb 170a

Lula lidera em todos os cenários para 2018, diz Datafolha


Thumb geisa5

Artigo

Enrique Yeves: “Se deixarem Lula solto, ele vence as eleições”


Thumb triplex

Cadê a prova?

Penhora do triplex: a prova cabal de uma condenação sem prova


Thumb cristina

Apoio

Cristina Kirchner: “A vitória de Lula é o fracasso do golpe”


Thumb ptt5

Desnecessária

“É estranho a imprensa chegar antes da PF”, diz Jaques Wagner


Thumb pt2

Ato

Pré-candidatura de Lula é lançada no Piauí e multidão prestigia o ato


Thumb geisa1

Orientações

Nota do PT: Estamos em estado permanente de mobilização


Thumb no lula

Diretório Nacional do PT repudia denúncia do MPF contra Lula


Thumb camara1704

Agora, o parecer que recomenda a investigação contra a presidente Dilma Rousseff segue para o Senado Federal.

Regina Sousa: venceu a hipocrisia


Thumb pt4

Comunicado

Lula no JB: “Só o voto do povo pode salvar o Brasil”


Thumb lula4

Apoio

Medidas ilegais contra Lula geram reação no Brasil e no mundo


Thumb geisa7

Incômodo

Aluísio Martins alerta sobre novas regras de prestação de contas


Thumb hsbc holdings plc

O banqueiro Saul Sabbá foi responsável pela privatização de empresas como a Vale e a CSN, durante o governo tucano na década de 1990

Assessor do governo FHC é flagrado em lista do HSBC


Thumb dilma

Querem o golpe para reduzir programas sociais, denuncia Dilma

A democracia no Brasil é vítima de um assalto, diz Dilma


Thumb dsc 0003

Ilegalidade

Dudu propõe CPI para analisar negociações de terrenos pela PMT


Thumb foto diretorio nacional paulo pinto 780x440

Diretório Nacional do PT convoca 6º Congresso para abril de 2017


Thumb congresso 780x440

6º Congresso Nacional do PT será realizado em junho


Thumb 082a

PT estadual faz treinamento com gestores e parlamentares


Thumb geisa1

Rombo

Com Temer, governo fecha contas com déficit pela quarta vez consecutiva


Thumb debates pt

PT realiza ciclo de debates conjunturais pelo desenvolvimento do Brasil


Thumb ministra luiza

Morre aos 63 anos Luiza Bairros, ex-ministra de Igualdade Racial


Thumb entidades

Apoio

Entidades internacionais estarão no julgamento de Lula, dia 24 de janeiro


Thumb capa pt 35 anos

PT Piauí divulga programação em comemoração aos 35 anos de Partido


Thumb defesa

Encontro

Diretório Nacional se reúne pelas defesas da Democracia e do ex-presidente Lula


Thumb pt3

Absurdo!

Nota de repúdio contra ataques a mulheres em Belém do Pará


Thumb regina2

Reforma Trabalhista

Senadora Regina Sousa: "quem pediu a portaria do trabalho escravo?”


Thumb luisfernandoverisssiimo

Veríssimo: como a História verá este momento do Brasil daqui a algum tempo


Thumb pt7

Resistência

Nota da CUT: A Luta Continua!


Thumb pt8

Luta

Nota das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo: Resistiremos!


Thumb lula se reune sindicatos ricardo stcukert 780x440

Lula: Reforma da Previdência remonta aos tempos da escravidão


Thumb 1

Nota

Lideranças do PT e da AL criticam decisão do STF contra Lula


Thumb pt5

Proposta

Manifesto da bancada evangélica quer fim do Ministério da Cultura


Thumb d1f19268 f303 4a3d b0eb e7f200e62cd0

Trinta e cinco anos atrás, Lula esteve em Altos.

Moradia é tema da caravana Lula Pelo Brasil em Altos


Thumb vota

Vitória

PT garante vitória de servidores ao impedir Temer de barrar reajustes


Thumb luzes joka 05 780x440

Eu sou Lula!

Nota da Vigília Lula Livre sobre ataque a tiros


Thumb aa

Homenagem

Senadora Regina Sousa recebe título de cidadã teresinense


Thumb ze de abreu

Zé de Abreu, ao vivo na Globo: Metade do Brasil acha que é golpe


Thumb defesaa

Julgamento

Nas ruas, na Câmara e no Senado, PT se une em defesa de Lula


Thumb gleici

Apoio

Gleisi: “Ninguém poderá impedir Lula de ser candidato”


Thumb geisa7

Paralisação

CUT prepara greve geral contra reforma da Previdência no dia 19


Thumb nota

Nota

Nota do PT: Não nos rendemos diante da injustiça. Lula é candidato


Thumb 20160614 172821  2

Manifesto das Mulheres do PT


Thumb comite pr democracia

Fátima e Paim vão coordenar Comitê Pró-Democracia inaugurado no Senado


Thumb teresina thiago

Milhares de pessoas aguardaram Lula na BR 316, na altura do posto da PRF, próximo às entradas para a Vila Irmã Dulce e conjunto Porto Alegre

Caravana Lula é recebida por multidão em Teresina


Thumb lutaa

Com o golpe, pauta anti-trabalhador pode avançar no Congresso


Thumb lulala

Confira!

Resolução PT: “Defender Lula é defender a Justiça e a democracia”


Thumb pt3

Protesto

60 deputados incorporam “Lula” ao nome parlamentar


Thumb regina redes

Solenidade foi realizada na Assembleia Legislativa

Sessão Solene comemora 35 anos de PT


Thumb pp6 780x440

Emoção e solidariedade marcam missa de sétimo dia de dona Marisa


Thumb lancamento

Lançamento

"O Piauí e o Brasil que o Povo Quer": Lançamento no estado foi um sucesso


Thumb teresina hall

“O Brasil não abre mão de seu futuro”

Caravana Lula discute políticas públicas para a juventude, em Teresina


Thumb 1

Maratona

Caravana Lula Livre conclui, nesta sexta (18), visita a 65 municípios


Thumb 10660099 929896087125266 2331109727741694887 n

Ato, na Praça da Liberdade, em Teresina, reuniu militantes em defesa de Lula e pela democracia.

PT Piauí realiza vigília em defesa de Lula


Thumb dilma the

Presidenta Dilma diz que não vai renunciar


Thumb geisa3

Inocência

Nota da defesa de Lula sobre decisão do STJ de negar o HC


Thumb jornada

Capacitação

PT/PI promove Jornada de Formação Política, em São João do Piauí


Thumb 21151730 704911536384609 2516907312595866102 n

Uma visita ao Complexo Eólico e o ato "Mais Energia para o Brasil e o Piauí Crescer" marcaram a primeira manhã da caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Lula participa de ato sobre energia sustentável em Marcolândia


Thumb 12805776 969074669845699 8793923063427421718 n

Em nota, Juventude Petista do Piauí manifesta defesa ao ex-presidente Lula

Juventude petista reafirma compromisso com conquistas sociais


Thumb dsc 0042 1

Homenagens

Presidente estadual do PT Piauí, deputado Assis Carvalho, e a senadora Regina Sousa são homenageados pelo TRT/PI


Thumb floraaaaaa

Projeto de Lai

Flora Izabel quer tornar aplicativo Salve Maria política pública de Estado


Thumb dilma face01

Amigas de Dilma fazem ‘vaquinha’ para viagens contra o golpe


Thumb lula

Manifestação

Sede da Globo no Rio de Janeiro é ocupada por movimentos contra o golpe


Thumb datafolha

Pesquisa

PT cresce em pesquisa do Datafolha e é o partido mais querido do Brasil


Thumb caravana2

Resistência!

114 municípios percorridos, é o saldo da Caravana Lula Livre em três meses


Thumb foto4

Lançamento

Lançado em Piracuruca comitê popular em defesa de Lula


Thumb 122q

PT reúne prefeitos eleitos e reeleitos


Thumb geisa6

Prevenção

Lei promove ações de combate ao consumo de álcool por crianças e adolescentes


Thumb geisa6

Artigo

Gleisi: “Defender Lula, garantir sua candidatura e denunciar o golpe”


Thumb interna cantalice americo

‘Panelaço’ fracassou em seu objetivo, avalia PT


Thumb 1704

A luta continuará com paralisações, atos, ocupações já nas próximas semanas e a realização de uma grande Assembleia Nacional da Classe Trabalhadora, no próximo 1º de maio.

Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo reagem ao golpe


Thumb mobiliza

Injustiça

Piauí realiza manifestos contra à prisão do ex-presidente Lula


Thumb geisa2

Reforma

Emenda à PEC da Previdência prejudica mais os trabalhadores


Thumb foto17

Lançamento

PT Piauí lança Comitê em Defesa de Lula com apoio de outros partidos


Thumb acampamento lula bsb

Lula, Wellington e Regina visitam o Acampamento pela Democracia em Brasília


Thumb bata1

Maratona

Caravana Haddad presidente percorreu mais de 40 cidades, no final de semana


Thumb foto1

Lançamento

Esperantina lança Comitê Popular em Defesa da Democracia e de Lula


Thumb dilma

Dilma repudia o uso abusivo de vazamentos como arma política

Presidenta Dilma divulga nota reiterando compromisso do Governo com a Lei


Thumb pt5

Declaração

Haddad: “Lula falou que está à disposição da imprensa”


Thumb mobili

Ato

Mobilização em defesa de Lula reúne mais de 4 mil pessoas em Teresina


Thumb cidadeverde

NA IMPRENSA: Senadora diz que chapa PTB/PT compete em pé de igualdade com PSDB


Thumb deolindo moura  2

Campanha

Laço Branco: Deolindo Moura propõe fim da violência contra a mulher


Thumb frente

Regina Sousa participou da reunião de mobilização para o evento que acontecerá dia 31 de março em Brasília.

Frente Piauí Popular participará da Marcha dos 100 mil


Thumb midia

Deputado

Pimenta: Contradição e parcialidade entre a mídia e Judiciário


Thumb wd 0404

Wellington divulga artigo em apoio à Lula

“Estou pronto para a luta democrática”, afirma governador Wellington Dias


Thumb lula

Perseguição

TRF4 acelera tramitação de processo contra Lula e marca julgamento


Thumb geisa6

Artigo

Ricardo Berzoini: Prendam-no, é o que restou a fazer


Thumb pt8

“Não é papel da justiça brasileira ignorar a lei”, diz Fernando Haddad


Thumb pt2

Representação

PT aciona PGR para investigar acordo de R$ 10 bi da Petrobras


Thumb mujica

Apoio

Mujica: “Não é contra Lula, mas contra o que ele representa”


Thumb lula hoje

Artigo de Lula publicado na Folha de São Paulo

Por que querem me condenar


Thumb pt6

Planos

Plano de Governo de Haddad e Manu: monitoramento de fronteiras


Thumb geisa8

Declaração

Lula: “Não fizemos tudo, mas ninguém fez mais que o PT”


Thumb lulalivre

Atos

Agenda de mobilizações pelo Brasil em defesa de #LulaLivre


Thumb pt bannertop militancia 780x440

“Desde o início das investigações da Lava Jato, o PT vem denunciando a perseguição e a seletividade de agentes públicos que tentam incriminá-lo”

Nota: Denúncia tenta desviar foco de outras investigações


Thumb pt11

Há um ano, começava a Caravana Lula Pelo Brasil


Thumb geisa9

Crítica

Dilma critica intervenção porque pode: ela nunca fez nada igual


Thumb ffdccb75 913d 4ba4 b874 0f5be4769a32

A concentração foi nos cruzamento das avenidas Frei Serafim e Coelho de Resende

Piauienses se manifestam contra o golpe e a favor da Dilma


Thumb 20900628 1408555069213489 3139666729040278306 o

Acompanhe a Caravana Lula Pelo Piauí Ao Vivo

Transmissão Ao Vivo do Ex-Presidente Lula em Marcolândia


Thumb trf4

Injustiça

TRF-4 dá continuidade ao golpe e mantém condenação de Lula


Thumb moro

Injustiça

Na cabeça de Moro, o que vale para mulher de Cunha não vale para Lula


Thumb bandeira 780x440

Abertas inscrições de chapas e candidaturas para o 6º Congresso do PT


Thumb geisa5

Lançamento

Oposição criará Frente Ampla em Defesa da Democracia e Soberania


Thumb 12

Comitiva

Caravana Lula Livre Piauí chega à marca de 40 municípios percorridos


Thumb murici4

9ª Jornada

Caravana Lula Livre totaliza 91 municípios percorridos em apenas dois meses


Thumb img 20180211 wa0034

Carnaval

Foliões vão às ruas e protestam contra a condenação de Lula


Thumb ptg2

Pesquisa

Datafolha: PT continua sendo o partido preferido do Brasil


Thumb prefeita

NOTA PESAR

Morre Sória Portela, presidenta do PT de Bocaina


Thumb golpe

Ilegal

É a cara do golpe impedir Lula de debater na ONU combate à fome


Thumb img 20180205 wa0049

Solenidade

Deputado João de Deus participa da abertura do ano legislativo da Alepi


Thumb mobi2

Protestos

Atos marcados em todo o mundo pedem Lula livre!


Thumb foto6

Lançamento

Nazária lança Comitê Popular em Defesa da Democracia e de Lula


Thumb dsc 0004

Balanço

Dudu avalia ano legislativo e critica projetos que prejudicam a população


Thumb cartalula

Carta

Manifesto de Lula ao Povo Brasileiro


Thumb lula4

Adesões

Manifesto em defesa de Lula ultrapassa 120 mil assinaturas


Thumb lulala

Para ouvir as brasileiras e brasileiros e ver de perto como é a vida no Nordeste hoje, Lula vai passar por 25 cidades; confira aqui a cobertura completa

LULA PELO BRASIL: A VIAGEM DO EX-PRESIDENTE PELO NORDESTE


Thumb lula e o povo

Instituto Lula emite nota: Lava Jato desrespeita o Supremo e compromete sua credibilidade

Nota do Instituto Lula


Thumb lula

Julgamento

"Estou tranquilo com a antecipação do processo", afirma Lula


Thumb foto3

Honraria

João de Deus recebe honraria da Academia Piauiense de Letras 


Thumb pt1

Perseguição

Moro segue usando cargo de juiz para perseguir Lula, diz Pimenta


Thumb pt2

Apoio

Lideranças e movimentos vão acompanhar depoimento de Lula


Thumb pt3

Comissão

CIDH questiona tipificar movimentos sociais como terrorista


Thumb pt4

Adiamento

Petistas adiam no plenário votação de MP que privatiza água


Thumb bonovox

Porto Alegre

Bono Vox, vocalista do U2, é esperado em julgamento de Lula


Thumb temer

CUT-VOX

Pesquisa revela que 85% dos brasileiros são contra Reforma da Previdência


Thumb geisa4

Relatório

Deputado João de Deus presta conta da viagem de Wellington Dias à Europa


Thumb notapt

Repúdio

Nota do PT: CNI exclui ideias de Lula em sabatina


Thumb geisa10

Intervenção

Mandados de busca e apreensão criminalizam pobres e negros


Thumb mercado   pi%c3%a7arra2

Maratona

Caravana Lula Livre percorre mercados públicos de Teresina


Thumb dilma rousseff

Pedaladas no Plano Safra não configuram crime, diz MPF


Thumb lula casa civil

O extremismo de direita não morreu, o germe do fascismo ainda está muito vivo e é uma estratégia para estabelecer regimes autoritários.

ARTIGO: Lula está no lugar certo


Thumb filie

PT lança ferramenta para processo de filiação online


Thumb filiadosgoiania 766x440

Congressos Estaduais do PT reunirão 8,9 mil delegadas e delegados


Thumb geisa9

Previdência

Sociedade ocupa Congresso para repudiar Reforma da Previdência


Thumb lula

Manifesto

Carta de Lula em Defesa da Democracia


Thumb 21231735 706839809525115 7986622810507245182 n

Na manhã desta segunda-feira (04) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o título de Honoris Causa na UFPI

UFPI entrega a Lula o título de Doutor Honoris Causa


Thumb notapt

Julgamento

Nota Oficial: Lula é candidato do povo brasileiro


Thumb 12829514 1000762600009525 5072311430672310831 o

Nota dos Parlamentares

Parlamentares piauienses emitem nota de repúdio


Thumb plenaria esp

De acordo com a senadora, mais de 1800 pessoas se filiaram ao PT através da Internet na sexta-feira, 05, quando Lula foi conduzido coercitivamente pela Polícia Federal, em São Paulo.

Não vão extinguir o PT, diz Regina Sousa


Thumb 11062016nsantonio

Uma democracia só é forte se tiver um partido forte, observa Regina


Thumb geisa2

Entrevista

Na ‘Folha’, Gleisi defende Lula e convoca luta democrática


Thumb nota

Mudança

Nota da Comissão Executiva Nacional com novo calendário eleitoral


Thumb pt mobiliza  o

O Partido recomenda atividades diárias em defesa dad democracia

Em resolução, PT orienta mobilização permanente contra o golpe


Thumb geisa2

Farsa

Imprensa internacional acompanha perseguição judicial a Lula


Thumb foto   lan%c3%a7amento comit%c3%aa pi

Lançamento

PT Piauí lança amanhã (11), em Teresina, Comitê Estadual em defesa de Lula


Thumb juristas

Defesa

Em debate na OAB juristas são unânimes: Lula pode ser candidato


Thumb lula2

Declaração

Lula: “Provei minha inocência. Agora provem minha culpa”


Thumb nota2

Absurdo

Nota do PT: Juiz persegue Lula e cria vexame internacional


Thumb pt1

Absurdo!

Nove governadores, dentre eles Wellington Dias, são impedidos de visitar o ex-presidente Lula


Thumb pt6

Preferência

Wellington Dias lidera pesquisa com 51,80% das intenções de voto para governo do estado


Thumb caf  mulheres pt

Mulheres petistas discutem possível aliança com o PTB


Thumb img 20171213 wa0056

Empossado

Totonho (PT) assume vaga na Câmara Municipal de Piripiri


Thumb 100dias

Nova página

100 dias de injustiça: povo brasileiro pede Lula Livre Já


Thumb ptpi

Mobilização

Hoje (22) grande mobilização no centro da cidade em Defesa de Lula


Thumb pt

Reconhecimento

"O Lula levantou a pobreza", diz com emoção dona Lia Maria de São Gonçalo do Piauí


Thumb pt1

Eleições

Resolução do Diretório Nacional sobre o processo eleitoral de 2018


Thumb geisa2

Lançamento

Sindicatos do PI lançam hoje (22) comitê em defesa de Lula e da democracia


Thumb pt4

Atos

Mobilização internacional se amplia em defesa de Lula Livre


Thumb 11

Atividade

Caravana Lula Livre percorre 12 cidades do Médio Parnaíba em apenas dois dias


Thumb geisa4

Nota

Defesa de Lula sobre decisão de Moro sobre os recibos


Thumb geisa3

Barrar

Impedir privatização da Eletrobras é foco do PT na Câmara


Thumb cartalula2

Mensagem

Carta de Lula à Comissão Executiva Nacional do PT


Thumb 145a

Encontro Estadual do PT discute estratégias de campanha


Thumb n o ao golpe

Regina Sousa: “Dilma estará conosco, nos dando força com seu Coração Valente”


Thumb nota pcdob

Nota do PCdoB Piauí

PCdoB Piauí emite nota em defesa da democracia e em solidariedade ao ex-presidente Lula


Thumb geisa6

Declaração

Chinaglia: “Retirar direitos é usurpar a vida de milhões”


Thumb pt8

Preferência

Em União e Miguel Alves, “mar de gente” prestigia caminhada de Wellington


Thumb bate papo

Reflexão

Feminismo é tema de bate-papo promovido pela Secretaria de Mulheres do PT Piauí


Thumb geisa8

Adulteração

Nota da defesa de Lula sobre e-mails de Marcelo Odebrecht


Thumb geisa7

Reforma da Previdência

“Parlamentar que votar contra trabalhador, será cobrado", diz Humberto


Thumb lulaa

Caso triplex

Lula: Há algo além de jurídico nesse processo


Thumb fbp

A Frente propõe a realização de atos de massa em todas as capitais e cidades de grande porte do país no dia 18 e mantem a proposta de Dia Nacional de Luta no 31 de março

Frente Brasil Popular propõe ato em todas as capitais no dia 18 de março


Thumb regina

Eleições

"PT não tem plano B. Lula é nosso candidato", afirma Regina Sousa


Nota de pesar


Thumb geisa2

Mobiliuzação

Ato contra a reforma da Previdência reune mais de 200 pessoas no centro de Teresina


Thumb 36736925286 f1814f2f5a o

Com a caravana Lula vai visitar as cidades de Marcolândia, Picos, Altos e Teresina

Lula chega ao Piauí na sexta-feira (1º)


Thumb geisa5

Determinação

Lula recebe de volta passaporte e pode viajar quando quiser


Thumb 1704 bsb

Não permitiremos que a democracia, conquistada pela luta e a vida de tantos patriotas, seja destruída pelo ódio dos que sempre combateram o protagonismo e a emancipação do povo brasileiro.

Nota da presidência do PT sobre a votação do impeachment


Thumb geisa1

Comemoração

Ato com Lula e Gleisi celebra 38 anos de Partido dos Trabalhadores


Thumb pimenta

Manobras

Pimenta repudia manobras jurídicas que prejudicam Lula


Thumb geisa4

Datafolha

Lula tem de 59% a 62% dos votos válidos no 2º turno, revela pesquisa


Thumb uru ui 31 03 2016

Em Uruçuí centenas vão às ruas a favor da democracia


Thumb pt2

Perseguição

Decisão da ONU: destaque no mundo e censurada no Brasil


Thumb nota2

Perseguição

Nota do PT: Juíza Lebbos cerceia Lula e atropela o TSE


Thumb img 20160416 wa0051

Vigília e caminhada em favor da democracia


Thumb ptt8

Gleisi Hoffmann: Colapso das instituições democráticas


Thumb lutas

Resolução do PT chama mobilização social para deter o golpe contra a democracia


Thumb 31390183 977264352423247 950198661688590336 n

Jornada

Caravana Lula Livre inicia sua terceira jornada pela região norte do Piauí


Thumb pt12

Revisão

Defesa de Lula entra com pedido de liberdade do ex-presidente no STF


Thumb plen%c3%a1rio.alessandro dantas

Declaração

Senadora Regina Sousa denuncia: “Não há provas contra Lula”


Thumb pt1

Levantamento

Brasil concentrou 40% dos feminicídios da América Latina em 2017


Thumb juristas

Mobilização

Juristas do PI realizarão dia 23, em Teresina, ato em defesa a Democracia


Thumb geisa2

Mobilização

Frente Brasil Popular convoca para Dia de Luta pela Aposentadoria


Thumb pt11

EUA

Agentes externos provocaram “guerra híbrida” no Brasil


Thumb 095a

PT foi partido que mais cresceu nos últimos 11 anos


Thumb geisa6

Defesa

Advogados de Lula apresentam novas provas ao CDH da ONU


Thumb pt estrela1

PT elege 38 prefeitos no PI


Thumb geisa1

Perseuição

Nota do PT: Querem calar a oposição


Thumb ptt10

Intervenção

Juristas repudiam fichamento de pobres por Exército no RJ


Thumb encontro

Convite

PT Piauí inicia hoje, 05, às 18h, Encontro Estadual do partido que segue até amanhã (06)


Thumb reforma politica1

Reforma Política

PT faz mobilização pela reforma política


Thumb wellington dias1

O governador Wellington Dias participará do encontro que reunirá apenas prefeitos e pré-candidatos do partido.

PT Piauí reúne prefeitos e pré-candidatos


PT lança site para convencer deputados a votar contra o golpe


Thumb caravana2

Atividade

18 municípios do Piauí já receberam a passagem da Caravana Lula Livre


Thumb geisa2

Mobilização

Lula participa de ato em Belo Horizonte nesta quarta (7)


Thumb doa%c3%a7%c3%a3o

Mobilização

Contribua com a jornada pela Democracia em Porto Alegre


Thumb notaoficial esclarecimento 780x440

PT esclarece sobre uso do Fundo Partidário


Thumb dsc 0006

PT realiza conferência eleitoral em Teresina


Thumb foto9

Lançamento

Uruçuí lança Comitê Popular em Defesa da Democracia e de Lula


Thumb geisa2

Documentário

Filme sobre golpe em Dilma ganha prêmio do público em Berlim


Thumb geisa4

Análise

No TRF-4, unanimidade é só para condenar Lula


Thumb temer2

Fundeb

Michel Temer veta R$ 1,5 bi de complementação de verba para educação


Thumb geisa8

Decisão

Defesa de Lula vai ao STJ contra execução antecipada de pena


Thumb pt3

Mensagem

Recado de Lula: “É hora de defender nosso projeto”


Thumb 21083736 1418364608232535 4757669211969136981 o

Moradia, Produção de Energia Limpa, Projetos Produtivos e Políticas Públicas para a Juventude são os temas que serão destacados no Piauí

Caravana Lula Pelo Piauí foca desenvolvimento e inclusão social


Thumb ptt2

Mudanças

Diretrizes para o Processo de Definição de Candidaturas do PT


Thumb img 20160714 wa0012

Presidenta Dilma participa de ato em Teresina nessa sexta


Thumb logo 35 anos final

A solenidade será realizada às 10h, no plenário da Assembleia Legislativa do Piauí​

Sessão solene pelos 35 anos do PT adiada para segunda-feira


Thumb foto4

Lançamento

Oeiras lança Comitê Popular em Defesa da Democracia e de Lula


Thumb geisa8

Ameaçados

Municípios de Sergipe podem falir com Reforma da Previdência


Thumb lula2

Composição

Lula indica coordenação geral da campanha presidencial


Thumb 13221628 1108053195882282 5173531638862215587 n 661x351

Atores denunciam golpe no Brasil durante sessão de gala em Cannes


Thumb aaaaa

Injustiça

Nota oficial: Um dia trágico para a democracia e para o Brasil


Thumb no lula

Nota oficial: Comissão Executiva do PT divulga resolução política


Thumb 3

Pronunciamento

Gleisi Hoffmann: Lula é inocente e continua nosso candidato


Thumb caravana pt1

Sucesso!

Caravana Lula Livre Piauí finaliza visita aos municípios do Médio Parnaíba


Thumb foto6

Lançamento

Picos lança Comitê Popular em Defesa da Democracia e de Lula


Thumb assis2

Eleições

Presidente do PT/PI, Assis Carvalho, fala de Dilma disputar pelo PI


Thumb vereadora ros rio

Mulheres do PT definem estratégias para as eleições em Teresina


Thumb capa1

Mobilização

PT Piauí e a Frente Brasil Popular Piauí protestam, neste 04 de abril, em defesa de #LulaLivre


Thumb 4

Atenção!

Informe sobre atualização de filiados na Justiça Eleitoral


Thumb lulalula

Inocente!

Caravana: petistas, movimentos sociais e sindicais se unem ao povo em defesa de Lula livre


Thumb principal

Povo vai às ruas e diz: Não vai ter golpe. Vai ter luta!

A luta começou


Thumb foto1

Lançado em Floriano o Comitê Popular em Defesa da Democracia e de Lula


Thumb comite

Articulação

PT Piauí segue orientação nacional e articula criação de comitês em defesa a democracia e Lula


Thumb ptt7

Audiência

Violência só será resolvida quando Estado agir preventivamente


Thumb advogado

Nota

Apreensão de passaporte de Lula viola direito fundamental


Thumb geisa3

Senador

Lindbergh: “Sem povo nas ruas, a gente não derrota esse golpe”


Thumb geisa6

Declaração

“Tripé do Golpe” vai enterrar soberania brasileira, diz Gleisi


Thumb geisa5

Balanço

Pepe Vargas: “Vamos denunciar a decisão política do Tribunal”


Thumb obbb

Abandono

Vereador Dudu critica prefeitura de Teresina por obras paralisadas na capital


Thumb pt2

Definição

Nota oficial: Resolução sobre calendário de mobilização


Thumb video regina

O governo Temer não é legitimo para assumir o lugar de uma pessoa que teve 54 milhões de votos.

ALERTA: continua a luta, diz senadora Regina


Thumb dep. alu%c3%adsio martins

Novo prédio

Deputado Aluísio Martins (PT) anuncia novo fórum em Campo Maior


Thumb estrela pt

NOTA DE SOLIDARIEDADE DO PT - PI PARA SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS DE TERESINA


Thumb cara

Maratona

Sob chuva e sol forte, Caravana Lula Livre conclui visita a 46 municípios


Thumb ptt9

Laudo

Por que perícia no sistema da Odebrecht deveria anular delação


Thumb uniao

Eleição

Laurentino Martins é reeleito presidente do STRAAF do município de União


Thumb geisa3

Aprovação

Educador social ajudará a ressocializar presidiários


Thumb b6710dbc 83e7 4f8e 811b ade37586fdd5

Qualificação

Teresina sedia amanhã (23) oficina Senado Mulheres nas Casas Legislativas


Thumb ptt3

Perseguição

Nota do PT: Invasão da casa de Wagner é perseguição política


Thumb assis

Assis Carvalho assume vice-liderança da Bancada do PT


Thumb foto3

Lançamento

Valença lança Comitê Popular em Defesa da Democracia e de Lula


Thumb capaa

Mobilização

PT Piauí lança 215 comitês populares em defesa de Lula


Thumb 071a

Ato fora Temer reúne milhares de pessoas em Teresina


Thumb geisa7

PT faz 38 anos tão próximo a seus princípios como sempre esteve


Thumb estrela 01

PT realizado encontro ampliado em Teresina


Thumb jantar thiago

Em noite de evento com Lula, que está em Teresina para participar da programação da caravana Lula pelo Brasil, o PT recebeu novos filiados

PT recebe novos filiados