#compartilhe

Bancada do PT vota contra a PEC do fim do mundo

Publicada em 26/10/2016, 11:47

Full vota  o pec

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (25), em segundo turno, por 359 votos a 116 (e 2 abstenções), o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição que prevê o congelamento de gastos públicos por 20 anos, a PEC 241 ou PEC do Fim do Mundo, apresentada pelo usurpador  Michel Temer. Seis destaques ao texto ainda precisam ser votados.

Pouco antes de encerrar a votação, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), mandou que a Polícia Legislativa retirasse das galerias os manifestantes que protestavam contra a aprovação da PEC. Deputados do PT subiram até a galeria para dar apoio ao grupo.

A bancada do Partido dos Trabalhadores votou inteira contra a PEC 241, assim como as do Psol, PCdoB, PMB e Rede.

O deputado Paulo Teixeira ( PT-SP) chamou de “covarde” o ajuste que o governo golpista de Michel Temer está buscando fazer num contexto de crise internacional. “Isso porque ele retira recursos da área social e deixa de discutir a desigualdade abissal que existe no Brasil. Não incluiu, por exemplo, o Imposto sobre Grandes Fortunas e não taxa o segmento financeiro. É um ajuste fiscal do Robin Hood às avessas, que tira dos pobres para dar para os ricos. É por isso que não aceitamos que um governo ilegítimo, que não foi eleito pelo voto, queira congelar o orçamento por 20 anos”.

“O discurso de corte de gastos não pode ser baseado em acabar com o que é mais importante para o povo, como saúde,educação e assistência social”, escreveu o deputado Chico D’Angelo (PT-RJ).

“Essa PEC é nefasta, ela subtrai direitos da classe trabalhadora e da população em geral, massacra aquele que recebe salário mínimo e acaba com os aposentados. Esta malfadada PEC, que não tem presente nem futuro, é a cara de Michel Temer. Ele não gosta de pobre e não gosta de trabalhador, e por isso quer congelar por 20 anos todo e qualquer investimento em saúde e em educação, trabalhando para privatizar esses setores no nosso País”, explicou a deputada Moema Gramacho (PT-BA).

“Temos que cuidar das pessoas. O Estado não pode ser tão enxuto a ponto de não poder cumprir com a Constituição que garante responsabilidade na Saúde e na Educação. É uma grande covardia contra o povo brasileiro”, declarou a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ).

O deputado Zé Geraldo (PT-PA) lembrou que os mesmos parlamentares que deram o golpe na democracia brasileira, ao levar adiante um impeachment sem crime de responsabilidade, estão empenhados em aprovar a PEC 241. “O povo brasileiro já entendeu que essa proposta é uma medida recessiva. Eu quero ver como o PMDB e o PSDB, que elegeram a maioria dos prefeitos do Brasil, vão fazer com essas medidas recessivas, porque isso vai exatamente atingir a ponta. Nenhum voto do Partido dos Trabalhadores vai contribuir para este desastre político liderado pelo PMDB, PSDB, PPS e DEM”, ressaltou.

Durante discurso no plenário, a deputada Erika Kokay (PT-DF) lembrou da morte de Vladimir Herzog, que completou 41 anos nesta terça-feira (25) e afirmou que ainda não foi feito no Brasil o luto da  ditadura militar: “A PEC constitucionaliza a morte”, lamentou. “É um Estado Mínimo para o povo e um Estado cheio de volúpia, farto, para banqueiros e para a elite, que não terão seus gastos congelados. Não à PEC da morte, que consolida o golpe que este país está vivendo, com o Palácio do Planalto ocupado por alguém que não é fruto das urnas. Fora, Temer!”, concluiu.

Em transmissão ao vivo do plenário da Câmara, o deputado e vice-líder do PT na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS) lamentou a aprovação da PEC 241, que chamou de “PEC da desigualdade”.

“Nós temos muita luta e muita disputa pela frente”, afirmou. “Há uma grande mobilização no país, em diversas áreas da sociedade, nas áreas da saúde e educação”. O parlamentar cumprimentou a todos que estão participando das ocupações de escolas e universidades e declarou que ainda há tempo para rejeitar a medida do governo golpista.
“Temos ainda um mês de debate com a sociedade. É uma irracionalidade esta medida. É uma injustiça absurda e uma decisão covarde do atual governo. Uma proposta como essa jamais seria aprovada em uma eleição. Se Michel Temer não tivesse entrado pelos fundos, através de um golpe parlamentar, jamais esta ideia seria aprovada”, afirmou, lembrando que nenhum país do mundo jamais adotou medida parecida.

Durante a sessão desta terça-feira, os deputados João Daniel (PT-SE) e Paulão (PT-AL) parabenizaram os estudantes que ocupam centenas e centenas de escolas em todo o País em oposição à PEC 241. “Só a sociedade mobilizada impedirá essa votação da PEC 241, que vai retirar direitos da classe trabalhadora, que vai congelar por 20 anos investimentos nas áreas sociais, nas áreas de saúde e educação. Quero parabenizar a forma democrática com que a sociedade brasileira foi para as ruas lutar contra a PEC 241”, afirmou João Daniel.
Após a votação, a deputada Luizianne Lins (PT-CE) lamentou a aprovação da proposta golpista e afirmou “Resistimos com muita bravura e posso afirmar que não recuaremos um milímetro na defesa dos direitos conquistados nos últimos anos”. A deputada postou em seu site um texto onde afirma que nos últimos 15 anos o Brasil viu sua realidade social se transformar enormemente: “Os governos das coalizões em torno do PT, fizeram, pela primeira vez em nossa história, uma noção de Estado de Bem-Estar Social fazer sentido”, lembrou.
O deputado federal  Reginaldo Lopes (PT-MG) se manifestou através das redes sociais: “Temos que continuar mobilizando a sociedade contra a PEC da desigualdade, nas ruas, nas redes, no Senado, como também nas urnas”.

Abaixo-assinado

No começo da tarde desta terça-feira, foi entregue no salão verde da Câmara um documento com mais de 350 mil assinaturas virtuais contra a PEC 241.
“Não é possível que uma medida como essa, que altera tão profundamente a vida dos brasileiros, não seja referendada pela população”, afirmou o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). “Não temos dúvida da inconstitucionalidade da PEC”, declarou. “Temos uma visão extremamente crítica a esta forma de conseguir o equilíbrio das finanças públicas. Por exemplo, podemos e devemos votar um imposto para grandes fortunas, que pode e deve ampliar a arrecadação do país”. afirmou o deputado Henrique Fontana (PT-RS). “A população brasileira está representada por essas assinaturas”, concluiu.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do site PT na Câmara

 


Veja mais

Thumb 13b4a9ee 2741 4fd9 a6bc 25f4739b3c57

Assis Carvalho recebe título de cidadão parnaibano


Thumb cbf 2

CBF confirma construção de centro esportivo com recursos do legado da Copa


Thumb dudu2

Denúncia

PMT destina apenas 0,08% de recursos para mulheres e juventude


Thumb 25536328513 aedc3667c7 z

Regina Sousa critica erro do Planejamento na Comissão do Impeachment


Thumb rs casa da mulher

Regina Sousa garante continuidade da Casa da Mulher Brasileira na LDO 2017


Thumb 6c078062 425a 445b a640 4bc3feb421ef

Troca em Conselho de Ética gera críticas


Thumb img 20160415 wa0201

Disposição para lutar marca o ato “Teresina pela democracia” realizado hoje na Câmara Municipal


Thumb dep assis 01

Deputado pede a suspensão do processo pela falta de justa causa

Impeachment sem causa justa é golpe, diz Assis


Thumb dep. flora

Deputada Flora acusa a istoÉ de fraudar foto da presidenta


Thumb pec 55 segundo turno senado foto lulamarquesagenciapt 3 780x364

Nos 48 anos do AI-5, Senado rasga a Constituição e aprova PEC 55


Thumb rejane dias

Rejane Dias pede o apoio da Bancada Federal do Piauí contra o impeachment


Thumb senadora em esperantina

Vivemos a era dos escândalos movida por uma questão eleitoral,diz senadora


Thumb teles stf

Senadores acionam o STF contra benefício bilionário às teles


Thumb 02

Parlamentar

João de Deus faz balanço de sua atuação na Assembleia Legislativa


Thumb assis oncologia

Assis articula projeto para fortalecer área de Oncologia no Piauí


Thumb dsc 0183  1

Projeto quer gratuidade em estacionamentos de shoppings de Teresina


Thumb neuma e dep assis

Liberada emenda do deputado Assis para equipamentos para hospital de Pedro II


Thumb thumbnail img 20160413 wa0101

Criado Núcleo Sindical pela Democracia e Contra o Golpe em Teresina


Thumb 31465332005 da162e75ab h 780x440

PT e oposição defendem suspensão de votações até decisão final do STF


Thumb bb6e38de 6df5 4236 8289 debf600fd839

senadora diz que críticas à presidente Dilma mostram preconceito contra as mulheres


Thumb midia ninja 780x440

Consultoria do Senado conclui que PEC 55 é inconstitucional


Thumb bancada pi

Parlamentares se reúnem com Wellington Dias em Brasília

Bancada do Piauí debate ações prioritárias com governador


Thumb dep assis tanque

Tanque recebe unidade de saúde


Thumb 30519318103 5297188910 k 780x440

Senado aprova PEC 55 em 1º turno; Petistas criticam proposta


Thumb senadora regina estatais

Lei das estatais é colocar raposa para tomar conta do galinheiro, diz senadora


Thumb foto al%c3%aa senadora escrevendo

A senadora Regina Sousa (PT-PI) está entre os cinco senadores mais votados na categoria melhores senadores do Prêmio Congresso em Foco 2017

Prêmio Congresso em Foco: Regina está entre os cinco mais votados


Thumb dep. assis c mara

“Quem quiser viajar de classe executiva que pague do próprio bolso”, diz Assis a ministro interino


Thumb 26637917641 536c67dea8 o 323x172

Autores de impeachment não comprovam supostos crimes de Dilma


Thumb humberto

Datafolha

"Pesquisas explicam perseguição a Lula”, diz Humberto Costa


Thumb 25536328513 aedc3667c7 z

Regina Sousa: casa de Heráclito, QG do golpe


Thumb 079a

Senadora Regina conclama a todos a defenderem a democracia


Thumb senadora regina estatais

Regina Sousa: Se não debater gênero na escola, vai discutir aonde?


Thumb transporte rural

Câmara Municipal realiza audiência para discutir plano do transporte da zona rural


Thumb ros rio bezerra1

Câmara aprova Lei que reconhece utilidade pública de grupo que defende os direitos dos transexuais e travestis em Teresina


Thumb rosario1

Rosário Bezerra alerta sobre número crescente de estupros em Teresina


Thumb rs

Manifestações pró-impeachment acabam defendendo fim da Lava Jato, diz Regina Sousa


Thumb dsc 0568

Rosário Bezerra indica vice-presidente da OAB para homenagem na Câmara


Thumb 011q

“Lula ousou ser o que não podia ser”, diz senadora Regina


Thumb 25536328513 aedc3667c7 z

Regina Sousa: se não tem crime, impeachment é golpe sim


Thumb 6c078062 425a 445b a640 4bc3feb421ef

Assis recorre de decisão sobre questão de ordem: sem crime não pode haver impeachment


Thumb plen%c3%a1rio.alessandro dantas

Agressão

Defender direitos humanos é atividade de risco no Brasil e no mundo


Thumb unnamed  2

Parto normal no SUS será discutido em audiência pública na Câmara dos Deputados


Thumb bancada do piau    28.06.16   m quina  43

Emendas da bancada do Piauí incluem duplicação de rodovias e Porto


Thumb 069q

“Estou aonde o PT está”, diz senadora Regina Sousa


Thumb dep assis 1

Assis apresenta emendas para UESPI, UFPI e aeroportos


Thumb f bio 5   francisco costa  f bio novo e gil carlos

Fábio Novo reivindica melhorias para saúde de Bom Jesus, Corrente e São João do Piauí


Thumb 803718075 31583 2503917886880769903ed

Deputado e secretário buscam recursos para abastecimento de água no Piauí


Thumb flora

Deputada solicita retomada de obras em rodovidas de Dirceu Acorverde


Thumb 11013021 746569372124606 6595791622493770889 n

Senadora participa do Dia da Mulher na Penitenciária Feminina de Teresina


Thumb nota senadores gleisi

Bancada do PT no Senado manifesta solidariedade à senadora Gleisi e sua família


Thumb dsc 0606

Alepi instala Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher


Thumb reuni o bancada 28 06

Bancada do Piauí discute demandas para orçamento 2017


Thumb 798bd808 8424 4785 833f fce97ce95004

CMO aprova recursos para Bolsa Família e combate ao Zika vírus


Thumb luiza bairros 1207

NOTA Bancada do PT no Senado manifesta pesar pela morte da ex-ministra Luiza Bairros


Thumb assis e chioro 04 03

Assis volta a cobrar recursos para ampliar rede hospitalar no Piauí